1987


A Retrato é fundada e posiciona-se como instituto especializado na identificação de
tendências de comportamento, em opinião pública e mercado para subsidiar decisões
estratégicas de empresas de diferentes segmentos.
1989


O instituto é pioneiro na utilização de técnicas de metodologia qualitativa em pesquisa
política, embasando ações e decisões estratégicas de marketing político. Desenvolve a
técnica PERSONA, capaz de gerar resultados concretos para candidaturas políticas e
posteriormente expandindo sua aplicação para o potencial de marcas e personalidades.
1990


A Retrato consolida a importância da pesquisa qualitativa na avaliação e pré-teste de
programas de televisão, propiciando retorno para o público na forma de maior satisfação
com a programação.
1991


Inicia a realização de estudos inéditos, com destaque para a identificação de nichos de
mercado para o lançamento de jornais, avaliação e pré-teste de empreendimentos
imobiliários, avaliação e posicionamento de Shopping Centers, além de marketing
institucional em empresas de diversos setores.
1994


Já legitimada como expert em pesquisa qualitativa no Brasil, a RETRATO investe de forma
efetiva na área de estudos quantitativos. Passa então a disponibilizar para seus clientes
uma maior abrangência de técnicas de pesquisa, com o objetivo de oferecer uma gama
mais completa de serviços. Amplia sua equipe investindo em profissionais e parceiros de
diferentes áreas.
2000


Posiciona-se como instituto full service oferecendo a seus clientes estudos qualitativos e
quantitativos com o emprego das mais modernas e variadas técnicas, consolidando sua
tradição e experiência em pesquisas de mercado e opinião e Consultoria de Marketing.
2008


A Retrato instala-se em sua sede atual, ampliando o uso de técnicas qualitativas e
quantitativas, em especial e-survey e e-focus group, bem como técnicas de inteligência
competitiva, passando a oferecer estudos cada vez mais especializados.