Segundo a Wikipedia:

“O marketing mix ou composto de marketing é um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a forma como os consumidores respondem ao mercado e consiste naquilo que a empresa pode fazer no sentido de influenciar a procura pelo seu produto, visando alcançar o nível desejado de vendas junto do seu mercado-alvo . O conceito, apresentado por Neil Borden nos anos 60 como sendo uma lista de elementos importantes ou “ingredientes” que permitem desenvolver oprograma de marketing de uma empresa, foi baseado na expressão utilizada por James Culliton na caracterização de um executivo de marketing como sendo um “misturador de ingredientes”.”

4 Ps de McCarthy

“O marketing mix foi formulado primeiramente por Jerome McCarthy em seu livro Basic Marketing e trata do conjunto de pontos de interesse para os quais as organizações devem estar atentas se desejam perseguir seus objetivos de marketing. Os 4 Ps resultam da simplificação dos doze elementos constituintes do marketing mix identificados por Borden e congregam todas as variáveis do marketing mix em quatro “variáveis básicas”: Produto (Product), Preço (Price), Praça (Place; ponto de venda/distribuição) e Promoção (Promotion)”

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_mix

4Ps Marketing